Estive jogando novamente Ressonance of Fate. Não sei se sabem, mas o jogo original do PS3 foi remasterizado para 4K e lançado para PS4 em Out/18. Para alguns amigos que sei que irão jogar, estou repostando o guia da Itinerante para o jogo, feito em 2.010, no lançamento original, praticamente junto com Final Fantasy XIII.
SOBRE O JOGO
Mundo pós-Apocalíptico em que todos os humanos vivem em uma torre com 12 andares. |
Joguei pela segunda vez apenas 3 jogos: Final Fantasy X, Final Fantasy XII e agora Ressonance. Jogos excepcionais que realmente valem uma segunda jogada.
Ressonance é uma obra prima clássica que continuará eternamente interessante e com este ar cult, por vários fatores, começando pela arte visual única e belíssima. Aliás, tudo em Ressonance of Fate foge ao comum, ao banal. Tudo é diferenciado. Um novo olhar contra a mesmice. Inovação que se mantém mesmo após 8 anos.
Penso que Ressonance criou o que poderia ter sido um novo estilo de jogo, com inovações que poderiam ter inspirado e se tornando presente em outros jogos, parecido com o que Zelda Botw fez com o padrão de exploração sem limites e que sinceramente espero que inspire outros jogos, pois é sensacional.
A customização de armas é viciante! Perdi várias horas arrumando as minhas armas, buscando a combinação mais otimizada. |
Infelizmente isto não ocorreu, tal como não ocorreu com outros brilhantes e inovativos games, como Okami, por exemplo (teve mais um jogo, Okamiden, mas parou por aí). Embora a crítica especializada tenha amado Ressonance, o público reclamou sobre sua dificuldade. Demon's Souls inovou no quesito dificuldade, gerando um novo estilo que se refletiu em Dark's Souls, Blood Borne, etc.
Bestiário perfeito! |
Então, porque a dificuldade fez o sucesso em Demon's Souls e desanimou os jogadores em Ressonance? Por conta da jogabilidade, eu penso. A jogabilidade de Demon's Souls é parecida com outros jogos. É familiar, apenas mais difícil. Já em Ressonance é completamente diferente de tudo. Temos que reaprender a jogar, desde o básico como dar um passo à frente até como golpear o inimigo.
Para nos locomovermos no World Map, temos que abrir caminho com o uso de pecinhas chamadas Hexas Energy, que são encaixadas em desenhos no chão. |
MINHAS IMPRESSÕES AO JOGAR PELA SEGUNDA VEZ
Existe uma boutique de roupas em RoF. São muitas opções. No caso da Leanne, quanto mais cara a saia, menos meia-calça ela terá. |
Após 8 anos Ressonance continua incrivelmente divertido e gostoso de jogar, porém a falta de teleporter hoje em dia é meio que inaceitável. É bem cansativo pegar uma quest na guilda do 4o. andar, com o cliente no 2o. andar e a quest em si no 11o. andar. Boa parte do jogo passamos nos elevadores, indo de andar para andar, load por load. Este acho é o único sinal de envelhecimento do jogo.
Quanto ao restante, história, jogabilidade, visual, customização de armas e música continuam atualíssimas e modernas.
Meu jogo rendeu 115 horas e pouco depois de terminar já estava com saudades.
COMO JOGAR RESSONANCE OF FATE
Está disponível na PSN americana, mas não na brasileira. Pedi a um amigo daí que queria jogar para ligar para o suporte da PSN, o que ele fez. A PSN informou que a SEGA não autorizou o jogo para a PSN brasileira. É uma pena, pois brasileiros são amantes de bons jRPGs e com certeza adorariam este jogo. Para quem quiser jogar, resta a opção de comprar via conta americana ou ainda, continuar reclamando com a PSN, o que poderia levar a Sega a rever sua estratégia de distribuição. :(
A versão para PS3 ou XBox 360 também é uma opção e muito barata, para quem ainda tem estes consoles.
Quem quiser reclamar com a PSN por não disponibilizar RoF no Brasil:
0 comentários:
Postar um comentário