ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

(FF XV) Pós game: Calabouço Fouciaugh lvl 65


(Antes de ler este post, talvez queira ler mais sobre calabouços.)


Este guia trolla mais do que a Square-Enix. Calabouço lvl 65 com boss lvl 73 é ruim, heim! Enfim...

O Fouciuagh é um calabouço curto, com apenas um camp e duas salas de ramificações. Na primeira a porta correta é a do meio e na segunda é a da direita.

É possível obter os seguintes itens raros: O grande Chamberlian, 2 moedas de ascenção da Oráculo, Pendente da Lua (50%), Pendente da Terra (50%), Óleo de lavanda, Pulseira de Centurião, 2 megaelixir e Bracelete de Diamante, além dos itens comuns como peças desgastadas, superpoção, éter, etc... No acampamento ganham-se as adagas Organyx, para o Ignis, com ataque 248.

Meu jogo bugou e na primeira parte até o camp não tive inimigos. As salas estavam vazias e era só pegar o item e prosseguir. Por conta disto, passei direto pela primeira ramificação e fui para a porta certa sem perceber, deixando de pegar os itens das portas erradas, o que foi uma pena.

Do acampamento para frente tive inimigos normalmente.

Os mobs aqui são do tipo samurai (yojimbo e cia) ou do tipo esqueleto. Os do tipo samurai são fracos contra eletricidade, assim equipei o Noctis com a Raio do Trovão e fiz magias de raio (que acabei nem usando). Os esqueletos são resistentes à eletricidade, mas vulneráveis à espadas grandes e poderia usar a Duque de Ferro. Finalmente o boss é resistente à tudo, vulnerável apenas à luz e equipei-me com uma Arma Real, a Lâmina do místico.

Deu super certo. Sem precisar reabastecer o MP conseguia matar os inimigos de quase todas as salas. Não precisei usar magia e usei pouquíssimos itens de recuperação.


Agora este boss... Ele é complicado porque usa a espada para bloquear os danos. Ele em si não é tão problemático. O mais difícil é arrancar seu HP. Tive que recuperar algumas vezes a vida dos meninos e usei muitos elixires para recuperar meu MP! Usei Subjugação do Ignis sempre que estava disponível e nestes momentos optei pelo Escudo da Justa, outra arma real excelente para uso com a Subjugação.

Enfim, de pouco em pouco, ataques aqui, Subjugação dali e um ou dois Armingers e foi abaixo.

A recompensa foi a espada Canalizadora, com ataque 276.

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece


(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços.)

Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa.

Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação.

Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir.

O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais.

Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar.

Estes são os acessórios que peguei:


Na próxima vou registrar também os itens que coletei.

Achei fácil e rápida, embora as últimas salas tenham começado a ficar pesadas.

Recomendo começarem por esta também, para se familiarizarem com o esquema dos calabouços de forma mais tranquila.

(FF XV) Pós game: sobre os calabouços.


O verdadeiro desafio de Final Fantasy XV reside nos 8 calabouços que são acessados através daquelas portas fechadas que encontramos nas dungeons onde estavam as armas reais. E porque elas estão dentro destas dungeons e têm o mesmo nome existe uma pequena confusão a respeito.

Quando falamos de Costlemark, por exemplo, existem 2 dungeons lá: a normal que fazemos para pegar a arma real e a lvl 99, que só podemos fazer no pós game, depois de pegar a chave com a Ezma, conforme expliquei no meu primeiro post sobre o pós game.

Para diferenciar, podemos chamar estas dungeons pós game de Menace Costlemark, por exemplo, pois este é o nome da série de quests que permite o acesso a elas, ou Costlemark lvl 99 ou ainda, como farei, de Calabouço Costlemark. Sempre que eu escrever a palavra calabouço estarei me referindo às dungeons pós-game encontradas atrás das portas.

Quem tiver dúvidas sobre como acessar, por favor, leia o post que linkei acima.

...

Os calabouços tem como objetivo a derrota de poderosos bosses encontrados em sua parte mais profunda, portanto, nosso primeiro objetivo é descer. Descer, descer e descer, até o encontrar.

A estrutura dos calabouços é semelhante à figura acima e é composta de segmentos do tipo A, B, C e D. São 8 calabouços no total, de dois tipos: caverna  (Keycatrice, Balouve, Fouciaugh, Glacial Grotto, Daurell e Crestholm) e ruínas (Costlemark e Steyliff). Somente as do tipo ruínas possuem segmentos do tipo D.

Estes segmentos são apenas modelos diferentes de salas e corredores. Ao lado um modelo de segmento normal para os dois tipos.

Basicamente o sistema consiste em entrar em salas onde existe um item ao centro e mobs ao redor. Normalmente existe uma porta de entrada e uma de saída. As duas portas são fechadas quando você entra e só pode sair de lá depois de derrotar os mobs ou voltando para a entrada da gruta com a opção do Menu.

Os mobs se tornam mais fortes e mais numerosos quanto mais você desce no calabouço, culminando no boss que sempre dará um ótimo item de presente.

Além destes segmentos normais, existem acampamentos a cada 5 segmentos descidos e salas de ramificação com 4 portas: a que você chegou, uma na esquerda, outra no meio e outra na direita. Apenas uma é a correta e te levará mais abaixo no calabouço. As outras duas te levarão à becos sem saída. Entretanto, vale a pena ir nas erradas porque elas contém itens em suas salas.

Se você se perder a orientação é fácil: basta procurar a porta que estará descendo para prosseguir e para voltar, a que estará subindo. Retornando à sala de ramificação, para saber qual é a que o trouxe até este ponto, qual é a esquerda, centro e direita, veja a imagem ao lado direito.

A porta do meio será sempre a mais distante e estará em frente à porta pela qual entrou. Tendo este desenho em mente fica fácil se localizar.

Uma vez que você entre na sala correta a porta se fechará, impedindo seu retorno. Nos posts sobre os calabouços que farei, sempre irei indicar qual é a porta correta, assim você poderá decidir se quer ir nas primeiras antes e pegar os itens ou se prefere ir direto para a correta.

Eu também indicarei os itens mais raros existentes em cada dungeon, bem como fornecerei dados sobre os mobs e o boss.

E através deste post você poderá acompanhar cada uma, conforme eu for fazendo  (cruzando os dedos aqui para conseguir fazer todas). rs

Calabouços:

Keycatrice - Caverna level 55
Fouciaugh - Caverna level 65
Glacial Grotto - Caverna level 65
Daurell - Caverna level 72
Balouve - Caverna level 78
Steyliff - Ruínas level 86
Crestholm - Caverna level 92
Clostemark - Ruínas level 99

Diferentemente das demais, no calabouço de Costlemark não é possível utilizar itens.

Para todos os outros, vá abastecido, principalmente de elixir, pois praticamente não existem pontos de translocação suspensa nas salas para recarregar MP.

(FF XV) Pós game: Randolph (Bennu Azul, Malbodoom, Sir Tonberry, Phalaris e Naglfar)

Conforme expliquei em meu post anterior, quando você finaliza a história inicia uma nova série de quests com um ferreiro chamado Randolph, lá em Lestallum. São 5 quests e 5 armas de recompensa.


Quest 1 - Nasce uma lenda - Lv 55


O Bennu Azul, level 55, foi uma decepção. Primeiro de tudo acionei o Libra e vi que ele era fraco contra raio. Acontece que eu tinha uma magia fodástica justamente de raio. Coincidências da vida, porque só tinha esta de reserva. Então joguei 1 magia, ataquei com o Armiger, joguei mais uma magia, usei a técnica Subjugação do Ignis e o passarinho morreu. :(

Ganhei a Duque de Ferro para o Noctis, com ataque de 581!


Gostei. Vamos para a próxima!

Quest 2 - Lenda Horrenda - Lv 65

Marlboro lvl 65 e pragas de marlborinhos

Huuhhh!!! Este é mais ardido. Bem mais. Nada mais, nada menos do que o famigerado Marlboro, com 5 ou 6 marlborinhos e seu bafo podre. Infelizmente nem vi o bichinho direito porque era noite e estava bem escuro. Prompto que me salvou com esta foto linda!

Vi pelo Libra que ele é vulnerável à adagas e gelo. Assim, equipei o Noctis com adagas e fiz uma magia de gelo. Como quero reservar meus itens mais preciosos para as dungeons mais fortes, fiz uma fraquinha. E como conheço a peste, equipei o Noctis com o Laço, que protege contra debilidades e também coloquei proteção contra confusão. Queria a Ribbon, mas preciso de 40 moedas da Oráculo para trocar por uma. :(


O guia recomenda focar nele e esquecer os bandidinhos. Também recomenda fugir quando eles se juntarem todos e antes do bafo.

Comecei o ataque normal, agora com Armiger vazio. Usei a técnica subjugação e fiz o que pude. Eu acho que matei o Marlboro, mas não tenho certeza por que estava escuro e é tudo tão confuso nesta luta com este monte de bichinhos. Enfim, estava nesta de atacar e transladar para recuperar MP ou para fugir quando apareceu a opção de convocar summon e não resisti. Leviatã resolveu tudo em un segundo. Os bichinhos morreram só de olhar para ela. rs


Ganhei a Lança Dragoniana, com ataque 246, mas que protege contra fogo, gelo e eletricidade.


Quest 3 - Lenda envolta em mistério - Lv 75


Sir Tonberry, lvl 75 x 2

Tonberrys. Não apenas um, dois!!! E não pensem que são aqueles bichinhos lentos que conhecemos em outros FFs, que vão se aproximando, um passinho de cada vez. Nada! São ninjas! Rápidos como o cão. Você nem vê e está morto, porque como todos sabem, Tonberry é sinônimo de morte súbita. Eu me equipei com o Artefato Protetor antes da luta. E não adiantou. Morri. Uma, duas, três vezes.

50% de resistência à espadas grandes. Vulneráveis apenas à adagas e luz. Então me equipei com tudo que tinha luz e adagas. Tentei magia de gelo. Nada. Tentei magia de envenenamento. Nada.

O negócio é defender e quando aparecer a bolinha, contra-atacar. Problema é que sou ruim demais para me defender e usar a bolinha. Me defendia mais com translaçoes, mas usar translações aqui não deu certo.

Eu sou péssima com bicho rápido. Fico completamente perdida. Olha, vou dizer: primeira luta que fiquei com receio de não dar conta, assim, de verdade.

Fui dar umas voltas, esfriar a cabeça, sabem? Enchi meu Arminger e voltei. Com espada grande, mesmo eles sendo resistentes a força delas não se compara à das adagas e Jackson disse que matou com elas. Usei magia, Arminger e a técnica Subjugação sempre que estava disponível. Fui defendendo, curando, atacando de vez em nunca e o milagre aconteceu: matei. Matei!!! Uhurruuu!!!


Ganhei o escudo Ziedrich, com ataque 327 e força +50. Ôhôh... Esta luta me deixou bem alegre. :D

...

Irei atualizando este post conforme for fazendo, mas acho que preciso de dar uma melhorada em meus itens e equips antes de encarar os dois próximos: Phalaris com lvl 85 e Naglfar com lvl 120. Sim, isto mesmo, level 120.

...

Atualização de 30/12:
Quest 4 - Lenda amaldiçoada - Lv 85




Antes de dormir, fui lá dar uma olhadinha no bicho. Acabei matando. Ele é lento e tem uma torre para translocação na área. Assim, não tem muito mistério. É atacar, translocar, atacar, translocar, até ele morrer. É vulnerável a espadas grandes, apenas. Usei a Dissecadora que é boa para quebrar partes. Atacar na cabeça dele é mal negócio: ele tem resistência de 50% ali. Fui nas pernas, principalmente.

Ganhei o Sabre da Alma, com ataque 343 mas que diminui o vigor ligeiramente.


Quest 5 - Omega Weapon - Lv 120


E agora a noite foi a vez do Naglfar. O único monstro com level superior à 99 do jogo. 875.000 de HP. Resistente à todas as armas normais, mas vulnerável à todos os elementos.

Eu me preparei bem, porque me falaram que ele é rápido e sou ruim com bicho rápido. Então comi a comida do Veritas Mart que dá + 1000 de HP + 400 de força e + Stamina infinita por 6.800 gil. Equipei eles decentemente e estoquei superpotions e elixires. Além disto levei magia, já que ele é vulnerável aos elementos. Eu não fiz e devia ter feito uso da técnica Fortalecimento do Ignis, para encantar minha arma. Eu não usei e devia ter usado o Arminger. No calor da luta esqueci.



A luta em si foi rápida. Eu usei a Espada do Pai, uma das armas reais, já que ele é resistente à todas as demais. Jogava magia, atacava com translocação ofensiva e ficava alternando entre estas duas. Deixei os meninos morrerem para economizar itens. Não tinha ponto de translocação suspensa e não podia recarregar o MP, então foi na base de elixir mesmo.

O que acontece é que se você ficar perto dele usando a translocação ofensiva (R1+triângulo) vai escapar da maior parte de seus ataques e ao mesmo tempo, continuará tirando HP todo o tempo.

E foi isto daí. Morreu. Fácil.

Ganhei a Adaga Zwill, com ataque 345 e tem seu máximo quando o portador possui vida intacta.

...

E acabou-se Randolph. Foi divertido e uma boa entrada no pós-game!

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph


Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história.

Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!!

#partiu Explodir Regália Type-F

Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol

Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos.

Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests.

Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e Costlemark eu tinha feito, certeza absoluta. Logo descobri que faltava fazer Daurell e toca fazer.



A entrada para esta dungeon é meio complicadinha de encontrar. Melhor opção é parar o carro onde está a marcação no meu mapa e depois vai descendo e seguindo o caminho.

A peste da dungeon está infestada de Necromantes. Não é assim tããããooo fácil. Então vá preparado. E encontrar o túmulo também é meio chatinho. Fiquei dando voltas. A questão toda é que chega em uma parte que você está em cima de uma plataforma e volta lá para baixo e recomeça tudo. Nesta parte, tem que ir para a direita. Tem um caminho, uma plataforma estreita de madeiras acompanhando a lateral da rocha.

Cavernas Daurell
Assim que terminei, voltei na Ezma e agora sim!!!


Ela me fala que existem 8 portas seladas em Lucis e atrás de cada uma delas existe um demônio adormecido que atacou o reino em tempos antigos e que como atual rei, Noctis tem o dever de eliminar as ameaças. Concordo!!! Aceito alegremente a chave e ganho 9 novas quests, uma para cada calabouço (os pontos em vermelho no mapa) e uma para a quest principal. Será que vou conseguir encerrar esta última???

Atrás da porta de Costlemark existe uma dungeon level 99 com 100 andares e na qual não podemos levar itens. Apenas pense... Queria dificuldade, desafio? Tome Costlemark! lol

Além desta, tem uma dungeon escondida acessível apenas através do Type-F e que dizem ser o inferno de Lucius, não pelos monstros (que não tem) e sim porque é um quebra-cabeças diabolicamente difícil. Vou hoje. Estas coisas é melhor enfrentar de cara antes de perder a coragem. rsrs



Também tenho outro grupo de quests iniciando lá em Lestallum, do ferreiro chamado Randolph. Ele me fala que faz armas incríveis, mas que para isto precisa de itens que devem ser coletados derrotando alguns bichinhos bonzinhos. São 5, o mais fraquinho tem level 55. Sorriso rasgando a cara. Bora!!! :D

Parti para o primeiro bichinho.



Antes, dei uma explodida no Type-F, depois uma amassadinha leve. Intencional, viu gente, só para ver como era. (#sqn!)

Tirei umas fotos em grupo para refazer o final e pegar um certificado melhor, mas ainda não consegui "aquela" foto.


E agora estou aqui, parada na frente desta coisinha meiga de passarinho. Vamos ver que tal isto é. Amanhã conto para vocês como foram as lutas do Randolph.

Bennu Azul - lvl 55

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho


- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29.
- Vá para o ponto da caçada.
- Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair.
- Entregue a hunt.
- Entregue os chifres para o Cid.
- Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364!




Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item:

- Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios.
- Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva.
- Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens.
- Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores.

Arroz Mãe e Filho
A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalização do game.

- Vá para Lestallum. Ao invés de subir as escadas para a cidade, desça como quando vai falar com o Vyv, mas vire à direita e vá até as mesas com cadeiras. Tem uma mulher sentada comendo este arroz. Ao passar por ela o Ignis obtém a receita.




Capítulo 14: final icônico com Shiva shivando!


Não escrevo há vários dias sobre meu jogo simplesmente porque não conseguia parar de jogar para escrever. É tão bom! Eu sempre pensava: "Vou fazer só mais isto e escrevo". e de isto para aquilo, fui indo. Agora sinto-me perdida com o mundaréu de coisas que fiz e que gostaria de contar, mas que não vou porque não dou conta e nem vocês dariam. lol

Em resumo, eu fiz todas as quests antes de finalizar o jogo. Ficou aberta para mim só a primeira da pescaria, que ainda não fiz e provavelmente não farei e a última do Vyv que eu achei que só podia fazer pós-game e depois descobri que pode fazer antes.


Matei o Catopeblas novamente e peguei enfim o item para a última do Takka. Peguei o Espinho de Cactuar e o Chifre em Hélice das últimas armas com o Cid e ele foi bonzinho e as devolveu antes que eu encerrasse o jogo. ;)

Assim, completei todas as quests do Takka, Dave, Dino, Holly, Lestallum, Cid, Cindy, Wyz, Chocobos e Sania (dos sapos). Falta completar: pescaria, carros quebrados, resgates, oportunidades de fotos, tours, hunts e mistério no papel.

Filhote de chocobo preto. Lindo! Última quest do Wyz.
Também peguei todas as treze armas reais. Faltavam duas, a da Minas Balouve e a de Costlemark. Como estou com level 99 praticamente, não teve muita dificuldade. Fiz estas duas rapidamente. A de Costlemark eu fiz mais rápido do que todas porque comecei depois da meia-noite (só dar uma olhadinha, me disse) e precisava ir dormir porque tinha que acordar cedo. Então fiz uma magia fodástica, level 356 acho, que quicava 5 vezes e outras semelhantes e fui soltando, matando e seguindo. A magia foi essencial para a Costlemark, principalmente na parte final em que os mobs são ardidos e muitos ao mesmo tempo. Eu jogava uma magia, saia de perto e esperava matar. Às vezes dava um ou dois ataques enquanto isto, mas às vezes nem isso. Só esperava matar mesmo. Foi muito rápido.


Este jogo (como aliás todos os Finais Fantasys) fazem a gente pagar a língua. Pouco tempo atrás postei um comentário incluindo o sistema de magia como um ponto negativo do jogo e agora que avancei um pouco mais estou simplesmente apaixonada pela magia. É um dos recursos mais fortes do jogo. Se você souber usar, além de ganhar muita experiência, são a salvação quando vem aquela aglomeração de mobs e é impossível matar um a um. A magia limpa a maior parte em instantes. E o dano nos meninos é mais visual. Eles até sofrem dano, mas não é um impedimento para a utilização, como eu pensava antes. E é engraçado ver eles se contorcendo todos com os elementos. rs

Eu altamente recomendo a todos o uso de magias!

Nada mais a fazer, #partiu_Finalizar_História.


...

É difícil escrever sobre este final. Eu fiquei o tempo todo lembrando e comparando com outros finais, principalmente do X, XIII e Crisis Core que são os que realmente me marcaram e acho que isto atrapalhou muito meu envolvimento emocional com a história. Nos outros jogos eu também não sabia o final e neste eu já até mesmo tinha visto o vídeo, ainda que rapidamente e só da parte final. Mas não houve a surpresa, a descoberta. Também, diferentemente dos demais, eu estava jogando e conversando sobre o que estava acontecendo, o que me tirou um pouco fora de foco.

Não sei se estas coisas interferiram realmente ou se apenas estou tentando justificar, mas o fato é que este final não me envolveu significativamente. É legal, é bonito, é impressionante, é triste, é tudo que os finais de FFs são. 

Tem uma parte em que abre o arquivo de fotos salvas do Prompto e temos que escolher uma das fotos. Este momento foi o primeiro em que me senti um pouco envolvida. Você fica olhando as fotos e é como se estivesse em casa olhando seu próprio album de fotos com sua família e amigos e relembrando a cada foto os eventos que a originaram. Aí você percebe o quanto caminhou, tudo que fez e sentiu. É um momento marcante do final.

As lutas não tem dificuldade alguma para meu level, mas são incrivelmente belas! A primeira é com um Behemoth voador, maravilhoso. Na segunda somos envolvidos em um combate entre/com 3 dos melhores summons ever, dois dos quais não podemos invocar durante o jogo e minha deusa Shiva protagonizando uma cena icônica e que certamente já entrou para a história dos Finais Fantasys, tal como a cena do lago entre Yuna e Tidus. Sensacional, belíssima luta, animações, artes, tudo!

Shiva shivando!
Chegamos à luta final e normalmente é também um momento significativo na história, em que tudo é esclarecido e resolvido. E para mim, foi broxante. Como em todos os eventos de história de XV, acaba quando você pensa que vai começar e você fica com aquela sensação de que tem algo errado. Está tudo certo, tudo explicado. O que não foi explicado, meio que a gente deduz (quase tudo, aliás). Ou você já pescou aqui e ali informações que reunidas te dão o pacote inteiro ou quase inteiro.

Não sobra nenhum grande mistério para elocubrar, desvendar ou que pudesse dar origem a uma continuação (a lá Fang e Van no XIII). É uma história completa: começo, meio e fim. Tudo certo. História boa, consistente, decente. Poderia ter sido mais envolvente, mais emocionante? Sem dúvida alguma! Nisto não tem como voltar a atrás ou recapitular ou negar. Faltou.

Depois da luta vem esta parte da fotografia, que enfim, me deixa um pouco sensível. Infelizmente eu salvei pouquíssimas fotos (porque apenas dava share somente para eu nas que gostava) e a foto escolhida vai para o certificado de conclusão, o que eu não sabia na hora e peguei uma qualquer. Vou salvar mais fotos e refazer o final. rs

Então vamos para o encerramento em si, que é dantescamente belo e impactante. Apesar de ser o primeiro final de FFs em que não chorei, eu apreciei muito e este é um momento bastante dramático e intenso.


Então acaba e os créditos começam a rolar enquanto ouvimos diálogos da equipe nos acampamentos passados. Cenas de acampamentos e uma conversa entre eles.


Estas cenas são a chave e a explicação do Noctis, de sua personalidade, do porque foi sempre tão calado e apagado. Podemos ver, sentir, o quanto ele é tímido, o quanto é difícil para ele se exprimir, expressar sentimentos.

Neste momento senti carinho e quase amor pelo Noctis. Não chegará nunca a ser meu favorito e acho que a Square-Enix errou quando definiu esta personalidade para ele. Não acrescentou nada no game e se tivessem optado por outra personalidade teria feito uma grande diferença em termos de carisma.

(Não quero realmente fazer críticas à Square-Enix, embora esteja fazendo e isto é apenas porque estou fazendo um post sobre minhas impressões e não poderia deixar de dizer o que penso ou sinto a respeito.

Quero deixar claro que apesar de minhas restrições ao desenvolvimento dos personagens e desenrolar da história, considero XV um jogo espetacular, sensacional e tenho certeza de que, no conjunto da obra, entrará para a história como um dos melhores e mais divertidos para se jogar.)

Continuando, os créditos rolam novamente até o logo da SE e então vem as cenas finais. Eu poderia ter chorado com estas. São realmente emocionantes. E belas! 

Sinto que este final foi meio que um presente da Square-Enix aos fãs de Final Fantasys, como uma compensação pela desgraça daquele final de XIII-2 (raiva só de lembrar).

Este final aquece meu coração e me faz sorrir, enlevada.

...

Sempre que termino um Final Fantasy fico um pouco perdida. E agora? Como continuar vivendo sem eles, sem suas aventuras me distraindo da hard real life? É como dizer adeus à amigos que se mudam para outra cidade ou país. Ok. Ok. Você vai poder continuar falando com eles, até vendo via internet, mas não é a mesma coisa e você sabe disto. Na vida real e no game.

Então fiquei assim, meio sensível, um pouco triste.

Mas só até ver meu Regália Type-F. lol

Aguardem meu próximo post!

E um novo dia nasce em Eos

A Itinerante: 4 milhões de páginas visualizadas



Atingir esta marca é muito gratificante, principalmente porque só blogo sobre um tipo de game que é um nicho e que vive uma grande luta pela sobrevivência. Espero ter muitos Final Fantasys para continuar jogando no futuro.

Estava conversando ontem no grupo do Whatapps sobre meu futuro como blogueira e deste blog. A tecnologia hoje é muito diferente daquela da época de XIII. Hoje existe fartura de informações em blogs profissionais mundo afora e com a tradução automática do Google é muito simples obter ajuda. Eu penso que nunca mais farei outro "Tudo aqui". Deixar isto para os profissionais ou para a molecada do youtube.

Eu sempre gostei de blogar por causa e exclusivamente pela interação. É muito mais gratificante jogar trocando idéias, opiniões, dando e recebendo ajuda e dicas. Em FF XIII este blog foi um point de encontro. Em FF XV o point mudou para o Whatapps e foi também muito bom e mais ágil e dinâmico, embora eu creia que as relações lá foram mais superficiais e rápidas do que aquelas criadas aqui na época do XIII. Mas os jogos são diferentes também. XIII demorava muito tempo para ser platinado. Todos que começaram XV comigo (ou a maior parte) já platinaram e foram além.

Não sei como será no próximo FF, mas mesmo sabendo que esta interação não se dará mais aqui pelo blog, ele ainda poderá ser um canal para reunir amigos e fãs.

Então, muito obrigada a todos que me prestigiam.

(FF XV) Espinhos de Cactuar para a quest do Cid



(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV


Por André Anastácio.

O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano.

Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo.


Aspectos base do combate:


Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez.

Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das 4 direções (novamente cada arma irá executar sua sequência própria).

Defesa - O sistema de defesa em Final Fantasy XV pode parecer um tanto desajustado a princípio, mas em alguns encontros do jogo será necessário ter maior controle sobre ele para se sair bem. Ao segurar o botão ■ (quadrado), Noctis entra no modo chamado "Phasing". Enquanto está nesse estado, Noctis automaticamente desvia de todos os ataques esquiváveis que seu oponente executar. O limitador deste método é seu MP, que será constantemente consumido sempre que Noctis desviar de algum ataque. Na árvore de ascensão há talentos que reduzem o consumo de MP usado durante o Phasing e alguns outros talentos bem interessantes como o Blink, que faz com que você não consuma MP caso aperte o botão para desviar no exato instante em que um ataque vá te acertar.

Modo Estratégico (Wait Mode) e Libra - Apesar do modo padrão de batalha do jogo ser mais voltado para ação, existe a opção de ativar o chamado "Modo estratégico". Para ativá-lo, vá até as opções do jogo, depois em combate e o ative.

Quando estiver ativado, ao entrar em batalha e não executar nenhuma ação (não se mover ou bater) o jogo entrará no modo estratégico, no qual ele irá parar o combate e te permitir analisar seus alvos, escolher quem atacar, mudar suas armas e pensar sobre o que fazer naquela situação.


A barra azul no centro da tela irá diminuir a medida que você fica nesse modo, e quando ela acabar não poderá mais usar o modo estratégico ao longo daquela luta. Isso está longe de ser algo preocupante pois ela é consumida tão lentamente que provavelmente não será problema para ninguém. Caso você queira se livrar dessa limitação existe um talento na árvore de ascensão que torna o uso do modo estratégico infinito.

Além da possibilidade de dar uma pausa na batalha e criar sua estratégia de combate, o modo estratégico também permite que você utilize a habilidade "Libra", que irá escanear seu alvo e exibir no canto superior esquerdo seus status como HP, elemento e indicar quais ataques serão mais (ou menos) efetivos.

Para utilizar Libra, segure o botão R1 ao ter um alvo selecionado no modo estratégico. Ao segurar, um círculo irá começar a aparecer ao redor da marca que indica o seu alvo, e quando ele se completar a análise estará completa. Monstros diferentes possuem tempos diferentes para que a análise aconteça.


Os ícones pintados de laranja indicam que aquela é a fraqueza do alvo, os que estão pintados de roxo são os que serão menos efetivos e os que não estão destacados terão desempenho normal. Caso haja duas setas em cima e duas embaixo de determinado elemento quer dizer que aquele é o elemento do seu alvo e usar algo daquele tipo não irá causar dano (poderá até curá-lo).

Defender e Contra-atacar (Parry e Counter) - Durante as lutas contra determinados tipos de inimigos, um alerta para que você aperte o botão de defesa irá aparecer no centro de sua tela. Isso significa que seu inimigo está prestes a usar um ataque especial e poderoso, e caso você obedeça as instruções da tela no momento certo terá a chance de não só se defender mas também de contra atacar com um ataque especial.

Aviso na tela para se defender

Oportunidade de executar um contra ataque após um bloqueio

Translação (Warp Strike) - Habilidade icônica do jogo e uma das mais importantes de se ter total domínio durante os combates. Consiste na capacidade de lançar as armas em determinado lugar e logo em seguida teleportar até ela, consumindo um pouco de seu MP.

Warp Strike fotografado com perfeição pelo Prompto
Pode ser usado de três maneiras:
  1.  Apertando o botão triângulo enquanto está com a mira travada em algum alvo (segurando R1) - Desta forma o Warp Strike será um ataque extremamente ofensivo que irá atravessar tudo que estiver no caminho para acertar seu alvo, causando dano e  interrompendo a ação do alvo quando acertar. Quanto maior a distância percorrida, maior será o dano e essa é (na maioria das vezes) a principal e melhor maneira de se aproximar de um alvo.

    É importante notar que Noctis não é atingido por nada enquanto executa um Warp Strike, então ele pode ser usado também defensivamente para escapar de um ataque que está prestes a te acertar.
  2. Apertando triângulo rapidamente, apontando Noctis para uma direção qualquer - Se executado assim, acontecerá um simples teletransporte para frente. Desta forma ele não irá atingir nenhum alvo e deve ser usado para movimentação durante as lutas. Essa é uma das melhores maneiras para evitar ataques perigosos que não podem ser defendidos e é também muito útil para chegar atrás de seu alvo e executar aqueles poderosos ataques por trás.
  3. Segurando triângulo ao encontrar um local para translocação segura - Durante as batalhas, ao olhar pelo cenário é possível ver locais que estão marcados para serem usados em uma translocação.


Ao ver um local desses, basta segurar triângulo para que Noctis se teletransporte até lá e fique seguro pelo tempo que durar sua estamina.


A importância desse tipo de translocação é que ela regenera instantaneamente todo o MP do Noctis e aumenta sua taxa de regeneração de HP. Por isso é fundamental de ser usada de tempo em tempo durante as lutas (principalmente nas mais longas) para que você não se sinta limitado demais quanto ao uso de seu poder mágico.

Quebrando partes dos monstros - Ao travar a mira nos monstros, você talvez tenha percebido que é possível passar a mira para várias partes do corpo do seu alvo. Isto é possível porque caso você consiga dar dano continuamente em uma mesma parte, você poderá quebrá-la e isso pode trazer inúmeras vantagens.

O texto "Break" na imagem indica que acabei de quebrar uma parte do monstro
Alguns monstros irão parar determinados ataques quando você quebrar partes de seu corpo. Um bom exemplo são os monstros parecidos com rinocerontes, que não darão mais a chifrada frontal que dão caso você quebre seus chifres. Aquelas máquinas imperiais irão parar alguns de seus ataques caso você quebre seus canhões traseiros.

Ataque sorrateiro (Blindsides) - São ataques feitos pelas costas de seus oponentes e que causam 50% a mais de dano. Apesar disso já ser motivo o suficiente, blindsides são importantíssimos pela sua alta chance de gerar um Link Strike ao ser executado (veja sobre eles a seguir).

Elos (Links) - Estão entre os recursos mais poderosos de Final Fantasy XV. Eles são ataques que podem acontecer automaticamente após Ataques sorrateiros ou Contra-ataques, nos quais um de seus aliados (o mais próximo, geralmente) irá se unir a você e desferir um poderoso ataque. Em sua árvore de ascensão você poderá melhorar (e muito) o dano causado pelos seus Elos, e após quebrar o limite de danos dele eles podem chegar a números astronômicos.

Observação: Elos só acontecem se Noctis estiver utilizando Espadas, Espadas Grandes ou Lanças durante o ataque.

Um Bindside Link que executou 3 hits de 36936. Já chegaram a hitar mais de 50000. Seguidamente lol
Finalizadores - Ao executar Ataque, existem finalizadores que podem ser feitos para desferir golpes especiais e poderosos durante os combos. Para executá-los, basta que você solte o botão de ataque e aperte novamente durante o que o jogo chama de "oportunidade para finalização".

De modo geral, essa oportunidade para finalização é percebida com um breve passo para trás que Noctis dará quando você soltar o botão de ataque no meio de um combo. No momento em que isso acontecer segure o botão de ataque novamente e Noctis irá executar o golpe finalizador.
Esses momentos são um pouco complexos de serem percebidos e requerem prática caso você queira aprender como usá-los sempre que quiser.

Combos aéreos - Apesar de qualquer arma que possua Ataque ter a capacidade de executar ataques aéreos, apenas dois tipos podem se manter consistentemente no ar enquanto executa combos: Espadas e Lanças. Para começar seus combos aéreos, existem duas maneiras:

A primeira e mais óbvia é pular e iniciar seu combo normalmente antes de cair no chão.

A segunda, é segurar o analógico para trás enquanto está executando Blitz e em algum momento Noctis irá saltar para trás e iniciar um combo aéreo.

Ainda assim, seus combos serão breves e não haverá muito o que fazer para se manter no ar.
A magia do combate aéreo está toda na árvore de ascensão, onde você primeiramente poderá liberar uma opção para segurar seu analógico para os lados enquanto executa Ataque no ar para que Noctis dê um novo salto e renove o combo, mas isso irá consumir MP.



Mais a frente na mesma linha onde se obtém essa habilidade, há uma outra uma que faz com que você receba MP sempre que executar um ataque aéreo, e dessa forma você poderá se manter constantemente no ar sem consumir completamente seu MP.


Talento para ganhar MP quando um ataque aéreo acertar o alvo


Talento necessário para poder renovar o combo aéreo infinitas vezes

Para demonstrar bem como o combate no ar pode ser divertido, vou deixar aqui um vídeo que me mostraram um dia desses. Apesar de completamente desnecessário, é bem legal.



Técnicas - Técnicas são as habilidades que seus três aliados podem usar durante as lutas ao abrir o menu delas apertando o botão L1. Para usá-las é preciso preencher a barra verde que está do lado esquerdo da tela, acima do indicador das armas. Ela irá começar a encher automaticamente ao entrar em uma luta e através da árvore de ascensão é possível melhorar a velocidade com que ela enche.
Cada habilidade irá consumir determinada quantidade da barra ao ser usada.

Inicialmente cada um dos personagens terá apenas uma técnica,  mas você poderá aprender outras através do menu de Ascensão (Exceto Libra Elementia, que Ignis irá aprender através da história).
Para escolher qual técnica determinado personagem terá disponível durante as lutas, você precisa equipá-las no mesmo menu onde você altera seus equipamentos. Abaixo irei listar algumas técnicas que merecem destaque:

- Reagrupamento (Ignis) - Essa técnica reagrupa os quatro personagens e recupera completamente a vida de todos eles (mesmo se estiverem no modo "perigo"). É uma técnica muito boa de se ter logo a princípio no jogo pois poderá te salvar de usar várias poções.

- Fortalecimento (Ignis) - Ao utilizar essa técnica Ignis irá encantar as mãos do Noctis com o elemento o qual o alvo for fraco (é preciso ter usado libra antes). Caso o inimigo seja imune a libra ou não possua fraqueza elemental ele irá encantar com um elemento randômico. Em algumas lutas o Fortalecimento do Ignis poderá aumentar MUITO o seu dano causado, então é uma habilidade extremamente útil ofensivamente.

- Subjugação (Ignis) - Técnica do Ignis que faz com que todos os membros da equipe executem uma poderosa sequência de ataques. É extremamente útil pelo fato de que durante toda a animação (que é um tanto longa) todos ficam imune a todo dano. Isso faz com que essa técnica seja muito útil em lutas como a contra o Naglfar, já que o danado não para de matar seu time inteiro a todo instante.

- Esfera Magnética (Prompto) - Essa skill faz com que Prompto lance uma grande esfera magnética que irá atrair todos os alvos para ela. É uma ótima skill para ser combinada com suas magias, agrupando os alvos todos em um só lugar para serem todos atingidos.

Dica: Subjugação + Arco do Inteligente - Utilizem a habilidade Subjugação do Ignis enquanto Noctis estiver equipado com o Arco do Inteligente (com atenção, já que por se tratar de uma arma real ela irá consumir HP). Vejam quanto tempo demora para matar o monstro Zu (e farmar bicos para suas magias com Limit Break) com essa combinação.


Apesar das habilidades listadas acima serem úteis em muitas situações, o recomendado é que você aprenda e teste cada uma delas, pois sempre há uma que pode ser situacionalmente melhor que a outra.

No menu de ascensão é possível quebrar o limite de dano para as técnicas de seus amigos.

Suas técnicas podem executar num modo "secreto", possuindo as vezes animações diferentes e dano extra. Para aumentar as chances disso acontecer, execute a técnica com frequência e você verá um medidor no menu de equipamento das técnicas subir. Quanto maior estiver o nível da técnica, maior a chance dela ser executada no modo "secreto".

Armiger - Armiger é um modo especial que Noctis entra ao apertar R1+L1 estando com o medidor de Armiger cheio (você irá obtê-lo enquanto avança na história). O medidor de Armiger é o círculo azul que fica ao redor das armas equipadas por Noctis durante as lutas. No instante em que for ativado a barra começará a diminuir e Noctis voltará ao modo normal quando ela acabar.



Quando estiver neste modo Noctis terá velocidade e poder de ataque aumentados, e basta segurar o botão de ataque para que ele execute poderosos combos utilizando todas as armas reais que possuir até o momento. Quanto mais armas reais possuir, mais dano você irá dar.



Para encher a barra basta ir atacando durante as lutas.

Para quem comprou o Season Pass, existe um acessório que acelera o preenchimento dela ao custo de travar a sua barra de técnicas (traduzindo, não será possível usar técnicas, mas sua barra de Armiger encherá muito mais rápido).

Observação: Ao apertar L1+R1 novamente com o Armiger já ativo, Noctis e seus companheiros irão executar um ataque combinado muito poderoso, mas que irá consumir o que estiver restando da barra de Armiger. Então o ideal é usar isto quando ela já estiver prestes a acabar.

Bom pessoal, é isso.

Tentei cobrir aqui a maior parte dos aspectos principais do combate e só não detalhei muito os aspectos que o jogo explica de maneira mais clara.

Caso tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários que assim que possível responderei!

Abraços!